Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Marcela Garcia Manochio - Psicólogo CRP 06/120952
Afinal a timidez é boa ou ruim? A timidez às vezes é vista sob uma luz negativa.
Comentários como “você é muito quieto” ou “não precisa ser assim”, perguntas intrusivas sobre o porquê da timidez e conselhos para deixar o acanhamento de lado para ter sucesso na vida profissional e relacionamentos costumam ser ouvidos constantemente por quem é tímido.
Não raro as pessoas tímidas se sentem inadequadas por terem essa característica e chegam a pensar que é um problema ser assim.
A extroversão é extremamente valorizada em nossa sociedade, levando quem não se encaixa nesse padrão a questionar si mesmo.
Entretanto, existem muitos lados positivos da timidez. Essa característica, quando bem utilizada, pode ajudar as pessoas tímidas a aproveitarem o máximo esse traço de personalidade.
Características das pessoas tímidas
A timidez é descrita como o desconforto ou o acanhamento derivado de situações sociais, como interações com desconhecidos e apresentações diante de um público.
Cada pessoa tímida possui as suas próprias características próprias, mas, de um modo geral, as características da timidez são:
- Inibição: dificuldade de falar em público, ir a um lugar novo, iniciar interações sociais e conduzir conversas com quem não tem muita intimidade;
- Ansiedade: sentimento passageiro despertado por situações fora da zona de conforto. A ansiedade também dá origem a pensamentos intrusivos, os quais levam o tímido a analisar o seu comportamento;
- Vergonha: a pessoa tímida fica envergonhada com facilidade, por isso, procura evitar situações que despertem essa emoção;
- Necessidade de validação: necessidade de perguntar a opinião de indivíduos de confiança antes de tomar decisões;
- Medo de rejeição: uma das principais características da timidez. O medo de ser rejeitado é tamanho que algumas pessoas tímidas evitam se colocar em situações sociais, frequentarem lugares diferentes e começarem novos projetos;
- Medo do julgamento: semelhante ao medo da rejeição, a pessoa tímida também pode ter medo de ser julgada;
- Cobrança excessiva: grande parte dos tímidos se cobra excessivamente, então eles tendem a planejar seus comportamentos para não fazer a coisa errada e medir suas palavras;
- Dificuldade para expressar o que pensa: pessoas tímidas raramente dizem o que pensam de verdade; e
- Frustração: por não conseguirem se expressar da maneira desejada ou seguirem com seus objetivos, muitas pessoas tímidas se frustram com facilidade. Elas vivem em pé de guerra consigo mesmas.
Estudos indicam que traços de personalidade são uma mistura de fatores ambientais, experiências de vida e genética.
Alguns são adquiridos ao longo da vida enquanto outros são inerentes aos indivíduos e podem tanto se fortalecer quanto enfraquecer com o passar dos anos.
Quando a timidez se torna um problema?
A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.
Dito isso, assim como qualquer outra característica, a timidez pode se tornar um problema.
Pessoas excessivamente tímidas podem perder oportunidades significativas, como vagas de emprego, cursos para aprimorar habilidades, promoções, relacionamentos, etc.
Veja abaixo alguns sinais que indicam que a timidez se tornou um problema em sua vida:
1. Sensação de estagnação
Você se sente estagnado na sua vida, como se nada que você fizesse o tirasse desse lugar de inércia?
A timidez pode causar essa sensação, pois, quando em excesso, ela mantém o indivíduo na sua zona de conforto.
Ele deixa de fazer coisas que quer por vergonha ou medo do julgamento. Dessa maneira, poucas novidades vão ao seu encontro e a vida sempre parece a mesma.
2. Oportunidades não aproveitadas
Você sente que deixa de fazer as coisas por vergonha ou medo do julgamento? Você precisa de validação para conseguir seguir em frente com seus projetos?
A manutenção prolongada da zona de conforto afasta oportunidades ou previne que elas sejam aproveitadas da maneira como deveriam.
Algumas pessoas muito tímidas não conseguem concluir cursos, abandonam hobbies ou possuem dificuldade para manter amizades.
3. Dificuldade para firmar ou manter relacionamentos
Conhecer pessoas novas costuma ser difícil para quem é muito tímido. Manter o relacionamento, principalmente com recém-conhecidos, também.
A pessoa excessivamente tímida tem medo de dizer a coisa errada, tem dificuldade para decidir se deve ou não iniciar conversas ou cumprimentar pessoas, sente que pode incomodar ao mandar uma mensagem no tempo livre, entre outros.
Por conta disso, os seus relacionamentos não conseguem se consolidar.
4. Solidão
Pessoas tímidas tendem a ser solitárias, embora desejem ter amigos e cônjuges ou, ainda, estar em uma posição de destaque no trabalho e na sociedade.
Você tem o desejo de ter mais amigos ou participar ativamente de um círculo social, mas não sabe como fazer isso ou acredita que não será aceito?
Esse pensamento negativo pode ser um sinal de que você precisa trabalhar a sua timidez.
5. Baixa autoestima
A baixa autoestima é um resultado da ansiedade, solidão e insegurança provenientes, além dos comentários e das percepções negativas da timidez.
A pessoa muito tímida começa a se ver de uma maneira negativa, diminuindo a si mesma.
Quando a timidez é benéfica?
A timidez não é um problema. Ela pode se transformar em um, mas, na maior parte do tempo, a timidez pode ser uma característica bem positiva.
É preciso identificar os pontos bons e aprender a tirar o melhor proveito deles para não sofrer com os negativos.
Entre os benefícios da timidez estão:
1. Pensar antes de agir
Pessoas tímidas não são impulsivas. Elas avaliam múltiplos aspectos de uma situação antes de tomar uma decisão.
Suas ações são muito bem pensadas. Essa característica é extremamente benéfica para a vida profissional e projetos pessoais.
Nem tudo na vida precisa ou pode ser resolvido com rapidez. Muitas vezes, é preciso investigar a situação a fundo e esperar o momento certo para agir.
2. Efeito ‘calmante’
Pessoas tímidas costumam ter um efeito calmante nos outros por falarem suavemente e terem uma postura tranquila.
Mesmo que não se comuniquem muito, outras pessoas sentem vontade de ficar perto delas por conta disso.
Essa é uma característica que muitas vezes não é valorizada, mas é benéfica para o convívio social.
3. Facilidade para lidar com sentimentos
A timidez tem ligação com a introspecção. As pessoas tímidas passam muito tempo pensando sobre si mesmas, suas emoções, o outro e o mundo.
Esse comportamento possui um lado positivo e negativo: quando em excesso, gera ansiedade.
Quando as reflexões acontecem na medida certa, aprofundam a conexão com os sentimentos e o autoconhecimento.
4. Bom ouvinte
Se você é uma pessoa tímida que acaba ouvindo mais do que interagindo em conversas, saiba que também há pontos positivos nisso.
Pessoas tímidas costumam prestar mais atenção ao que é lhe dito. Como consequência, conseguem formular opiniões mais certeiras acerca dos indivíduos com quem convivem e das situações as quais vivenciam.
5. Empatia
Por estarem em conexão com seus sentimentos, as pessoas tímidas conseguem entender o lado dos outros com mais facilidade.
Além disso, elas são observadoras. Elas conseguem identificar coisas que outros deixam passar, como uma reação desgostosa sutil.
Sendo assim, levam as emoções e as vontades dos outros em consideração ao tomar uma decisão, criando uma situação benéfica para todos.
Como combater o excesso de timidez?
Se você acredita que a timidez está atrapalhando a sua vida e você seria mais feliz se tivesse maior domínio dela, há algumas atitudes que você pode tomar.
Entretanto, se questione se você quer fazer isso por você e não por pressões sociais ou demandas de outras pessoas.
Ao fazer isso por terceiros, ainda que eles sejam amigos ou familiares, a probabilidade de você se sentir mal consigo mesmo é alta.
Você pode trabalhar para mudar o seu comportamento sempre que você quiser contanto que essa decisão parta de um desejo seu.
Para ser uma pessoa menos tímida, você pode estabelecer objetivos para deixar a sua zona de conforto, ignorando pensamentos e sentimentos negativos que o incentivarem a pensar o contrário.
Por exemplo, “falar com três pessoas diferentes hoje”, “começar um curso novo”, “ir a um lugar diferente”, “fazer uma viagem curta” ou algo assim.
Escolha um por vez e faça os enfrentamentos para conseguir concluí-los. Como eles despertam ansiedade e nervosismo, faça os devagar, no seu tempo.
Você pode manter um diário sobre o seu progresso e expressar os seus sentimentos.
Conversar com um psicólogo também pode ser útil para combater o excesso de timidez.
A orientação de um profissional pode tornar o processo menos estressante e ajudá-lo a tomar decisões alinhadas com os seus desejos.
Psicólogos para Desenvolvimento Pessoal
Conheça os psicólogos que atendem casos de Desenvolvimento Pessoal no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Marcela Manochio
Consultas presenciais
Consultas por vídeoFormada há mais de 10 anos pela Universidade de Franca, especialista em Psicoterapia Psicanalítica, membro do Núcleo NEOTA, possui experiência em atendimentos de adultos e terapia de casal, com foco em demandas como transtornos de ansiedade, relacionamentos, conflitos profissionais, depressão...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaBorderlineCarreirapróximo horário:
Consulte os horários -
Jaqueline Braga
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Jaqueline Braga possui mais de 10 anos de experiência em Psicologia Clínica. É especialista Comportamental DISC pela Etalent Internacional e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Anhanguera. Além disso, também possui pós-graduação em Psicologia...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAdolescênciaAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaCarreirapróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Timidez excessiva: saiba identificar e veja o que fazerA timidez pode ser definida como a sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de ir atrás dos objetivos
- Timidez vs. necessidade em ser Notado: o que é melhor?Há pessoas pessoas com necessidade de serem notadas e outras preferem se tornar invisíveis ? Seria uma mera questão de personalidade ?
- Fobia Social: o que é, causas e tiposFobia Social é mais comum do que se imagina. Entenda o que é Fobia Social, como identificá-la , entender suas características e como tratá-la
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Criar expectativas é prejudicial? EntendaDesde o nascimento, somos imersos em um mundo onde as expectativas moldam nossas interações, nossas aspirações e nossas visões de futuro. Por outro lado, esperar que tudo saia conforme [...]
- Como se tornar mais independente e quais as razões?O que significa ser uma pessoa independente? Ter um bom trabalho e ser capaz de pagar as próprias contas? Por um lado, sim. Essa pode ser uma definição de [...]
- Aprenda a lidar com essa sensação de vazioJá se deparou com uma sensação de vazio em sua vida? Leia o artigo e conheça algumas estratégias de como lidar com ela. Muitos de nós, em diversos momentos [...]
Autor: psicologa Marcela Garcia Manochio - CRP 06/120952Formação: Formada há mais de 10 anos pela Universidade de Franca, especialista em Psicoterapia Psicanalítica, membro do Núcleo NEOTA, possui experiência em atendimentos de adultos e terapia de casal, com foco em demandas como transtornos de ansiedade, relacionamentos, conflitos profissionais, depressão...
Muitíssimo bom
Obrigado
Olá, Afrânio! Obrigada pelo seu comentário. Fico contente em saber que gostou do conteúdo! Se tiver interesse, você também pode assinar a nossa newsletter para receber todos os conteúdos que são publicados em tempo real! Basta se inscrever clicando neste link: https://www.psicologosberrini.com.br/newsletter. Espero que você goste!