Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Tamiris Mariana Silva Lax - Psicólogo CRP 06/169225
Psicoterapeuta é outro termo para ‘psicólogo’. A palavra ‘terapia’ significa, basicamente, tratamento para remediar um problema de saúde.
Uma terapia pode ser tanto física, como a terapia ocupacional ou a fisioterapia, quanto psicológica, como a psicoterapia.
Então, o psicólogo seria um terapeuta que atua conforme as diretrizes da psicologia.
O psicoterapeuta e psicólogo desempenham o mesmo papel, mas a semelhança com outros termos, como psiquiatra e psicanalista, pode confundir no momento da procura pelo profissional mais adequado para ajudá-lo.
Neste post, esclarecemos todas as dúvidas acerca desse tema!
O que é um psicoterapeuta?
O psicoterapeuta é o profissional formado em psicologia que pode ter várias especializações nessa área.
Com conhecimento da psique humana, ele auxilia as pessoas a alcançarem o bem-estar no dia a dia.
O caminho para alcançar esse objetivo é diferente para cada indivíduo. Alguns podem ter problemas na carreira e no relacionamento amoroso enquanto outros podem ter dificuldade para se aceitarem como são.
O psicoterapeuta atua nesses impasses que prejudicam a saúde mental e elevam o estresse no dia a dia.
Para isso, ele ou ela precisa conhecer o indivíduo a fundo. O conhecimento sobre a sua infância e adolescência, bem como traumas, experiências negativas e histórico de saúde, ajuda o psicoterapeuta a compreender a origem das suas questões emocionais.
Dessa maneira, ele consegue traçar planos com base em seus conhecimentos e metodologia psicológica para ajudar o indivíduo.
Qual é a função do psicoterapeuta?
O psicoterapeuta possui muitas funções. Para os pacientes, ele pode ser um conselheiro, bom ouvinte, orientador, amigo e/ou professor.
Para compreender a amplitude do trabalho do psicoterapeuta, veja os tópicos abaixo. Tenha em mente que esses são apenas algumas das muitas funções desempenhadas pelo profissional durante a terapia.
1. Promove o autoconhecimento
No decorrer das consultas de psicoterapia, as pessoas aprendem coisas sobre si mesmas.
Elas normalmente não possuíam ideia de que esses aspectos estavam presentes em suas personalidades.
Nessa trajetória de autoconhecimento, também descobrem que estavam mentindo para si mesmas, negando terem certos traços por considerá-los como defeitos ou negando terem sofrido impacto emocional de um acontecimento específico.
Esse esclarecimento as ajudam a tomar decisões melhores para as suas vidas, gostarem mais de si mesmas e lidarem com situações complicadas.
2. Incentiva mudanças
As pessoas costumam encontrar dificuldades para efetuar mudanças em suas vidas, mesmo quando extremamente necessário.
Uma pessoa pode precisar mudar a sua dieta por razões de saúde, por exemplo, mas não conseguir construir hábitos alimentares mais saudáveis.
Já outra pessoa pode ter problemas recorrentes em seu ambiente de trabalho a ponto de ter acessos de raiva e alterações de pressão, mas não conseguir modificar os fatores estressores.
O psicoterapeuta auxilia as pessoas a fazerem mudanças como as citadas para que tenham mais saúde mental e bem-estar emocional em suas vidas diárias.
O controle do estresse é outro fator importante nessa questão uma vez que o seu excesso pode causar vários problemas de saúde.
Como algumas mudanças exigem muito do emocional e requerem que hábitos consolidados há anos sejam modificados, elas podem causar desconforto até que as pessoas se adaptem à nova realidade.
O profissional também fornece o apoio emocional necessário neste processo.
3. Ajuda a resolver problemas
Alguns problemas parecem impossíveis de resolver, não é mesmo? Você pode precisar tomar uma decisão difícil que afetará o emocional e a vida de muitas pessoas e, por isso, ter medo de dar esse passo.
Quando não sabemos resolver problemas de maneira inteligente, eles podem nos consumir.
O psicoterapeuta tem a função de prevenir que isso aconteça. Ele ensina as pessoas a encontrarem soluções inteligentes para seus problemas, ainda que não confiem em si mesmas para resolvê-los com eficiência.
4. Fortalece relacionamentos
Os relacionamentos interpessoais são uma parte importante de nossas vidas.
Quando conseguimos ter uma boa convivência com diversos círculos sociais, não apenas reduzimos o estresse, como também criamos conexões duradouras e sinceras.
O psicoterapeuta também pode ajudar nessa área. Quem enfrenta problemas no namoro ou casamento ou com familiares pode buscar soluções para tornar a convivência mais agradável na terapia.
Vários tópicos podem ser explorados, como o perdão, a infidelidade, a culpa, as diferenças de opiniões e as divergências oriundas de gerações distintas.
Se necessário, o cônjuge ou parentes podem participar das consultas para cada pessoa expressar o que sente.
O mesmo pode ser dito dos relacionamentos profissionais. O psicoterapeuta pode orientar as pessoas a formarem conexões fortes, as quais podem ajudá-las no futuro.
5. Auxilia o indivíduo a lidar com o passado
O passado costuma ser uma questão delicada para a maioria das pessoas. Vivências, relacionamentos e palavras negativas ouvidas durante a juventude costumam nos marcar e afetar o nosso comportamento no presente.
Por essa razão, é ideal que as pendências emocionais do passado sejam resolvidas em vez de alimentadas ou ignoradas.
O psicoterapeuta também pode orientar as pessoas a desapegarem de situações que já passaram e se desvencilharem de emoções ruins causadas por elas.
Quais as diferenças entre psicoterapeuta e psiquiatra?
O psiquiatra é o profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria.
O seu papel é diagnosticar pacientes com condições de saúde mental e prescrever medicamentos psiquiátricos adequados para o tratamento dos sintomas.
Durante as consultas, o psiquiatra também costuma conversar com o paciente, mas ele não é um psicólogo.
Os seus questionamentos são voltados para a identificação da evolução, redução ou controle de sintomas, embora perguntas sobre a vida pessoal do paciente também costumam ser feitas.
É preciso conhecer o seu estilo de vida para identificar fatores estressores que podem dificultar o tratamento.
O psicoterapeuta, por outro lado, tem como foco o tratamento psicológico.
Ele não prescreve medicamentos, mas pode aconselhar o paciente a se consultar com um psiquiatra se acreditar que esse profissional poderá ajudá-lo.
Quais as diferenças entre psicoterapeuta e psicanalista?
O psicanalista é um profissional formado em psicologia ou outras áreas da saúde com especialização em psicanálise. Essa, por sua vez, é uma abordagem diferente das utilizadas pelos psicólogos.
O psicanalista é aquele profissional que pede para o paciente se deitar em um divã e falar sobre os assuntos que lhe incomodam.
Ele não faz contato visual enquanto escuta e faz anotações pertinentes. O objetivo da psicanálise é se aprofundar no inconsciente dos pacientes para ajudá-los a encontrar soluções para os seus problemas.
Os psicólogos trabalham de outra maneira. Eles se sentam diante dos pacientes, mantendo contato visual para observar a linguagem corporal, e instigam mais reflexões durante as consultas que os psicanalistas.
Entretanto, eles também fazem anotações sobre os incômodos do paciente.
Quando devo procurar um psicoterapeuta?
Um psicoterapeuta pode ser procurado em qualquer momento da vida. Assim que você decidir que precisa de ajuda para cuidar da sua saúde mental ou para resolver problemas da sua vida, já pode contatar um profissional.
Pessoas de todas as idades são convidadas a fazer terapia para encontrarem o bem-estar e aprenderem a mantê-lo apesar dos acontecimentos negativos e ocasionais estresses do cotidiano.
Marcar uma consulta com um psicoterapeuta é semelhante a marcar uma consulta com um médico.
Você seleciona um profissional de acordo com o perfil dele e as suas necessidades e agenda uma consulta.
No primeiro encontro com ele, o qual pode ser presencial ou online, você pode falar sobre os motivos que o levaram a procurá-lo e os objetivos que deseja atingir com a terapia.
Não é necessário ter uma ideia 100% clara desses elementos visto que eles serão investigados na terapia.
Como escolher um bom psicoterapeuta?
Uma dúvida frequente que aparece quando o assunto é psicoterapeuta é como escolher um profissional para iniciar a terapia.
Quem tem interesse no processo psicoterapêutico precisa ficar atento aos seguintes fatores durante a busca por profissionais:
- Formação em psicologia;
- Especializações – tanto para escolher pelo profissional que pode ajudar com seu problema específico quanto para saber se ele procura por conhecimento após a formação;
- Valores da consulta;
- Abordagem psicológica – você pode conversar mais sobre a abordagem e métodos utilizados durante as consultas; e
- Modo de atendimento – presencial ou online.
Todos esses fatores são fundamentais para agendar uma consulta, mas ainda existem outras questões que devem ser consideradas. Elas somente ficam claras ao longo das sessões. São elas:
- Profissionalismo;
- Acolhimento;
- Transparência;
- Conforto;
- Imparcialidade; e
- Paciência.
Sem a presença desses fatores, o paciente não consegue progredir na terapia e os atendimentos perdem o sentido.
Mesmo que não seja possível ser amigo íntimo do psicoterapeuta, o paciente ainda precisa se sentir confortável para conversar sobre vários tópicos com ele.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Luzia Lobato
Consultas presenciais
Consultas por vídeoEspecialista em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduada em Saúde Mental. Possui vasta experiência em atendimentos para adultos e casais, com foco em demandas como ansiedade, estresse no trabalho, conflitos familiares, depressão, questões emocionais como autoestima e autoconfiança…
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAnsiedadeCasaisCasamentoCompulsõesConflitos Amorosospróximo horário:
Consulte os horários -
Amanda Carbinatto
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Amanda Carbinatto é graduada em psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCRS e Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui ainda formação em Avaliação Psicológica...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAdolescênciaAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaAvaliação Neuropsicológicapróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Funcionamento da psicoterapia: como funciona e por que fazer terapia?É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre o funcionamento da psicoterapia. Nesse artigo você tirar dúvidas e saber o porquê fazer terapia.
- Psicólogo e psiquiatra: quais são as diferenças?Devo escolher um psicólgo ou psiquiatra? Conheças similaridades entre psicólogo e psiquiatra e veja quando você deve escolher um ou outro
- O que um psicólogo faz?Você sabe o que um psicólogo faz ? Nesse artigo completo elaborado pela nossa CEO e psicóloga você vai aprender tudo sobre psicólogo e terapia
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Depressão: causas e como lidarA depressão é a doença do século, incapacitando milhares de pessoas no mundo. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em [...]
- Psicólogo dá 9 dicas para parar de fumarParar de fumar é muito difícil para muitas pessoas. Isso porque o cigarro acusa dependência química, psicológica e também social. Tudo o que está relacionado ao cigarro, torna o [...]
- Processo Terapêutico: o que é e como funciona?Quando falamos em processo terapêutico surgem diversas dúvidas. Não saber o que é um processo terapêutico, os tipos de terapia ou quando buscar ajuda, é muito comum e preocupante. [...]
Autor: psicologa Tamiris Mariana Silva Lax - CRP 06/169225Formação: A psicóloga Tamiris Lax atua em seus atendimentos com a abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e ABA (Análise do Comportamento Aplicada). É especialista em Perícia Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.