Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - Psicólogo CRP 06/128616
Você já ouviu falar sobre a psicologia do esporte? Essa é uma área que tem ganhado cada vez mais notoriedade em razão da sua importância.
Para quem não sabe, sua finalidade é contribuir para o rendimento dos atletas – profissionais ou não – por meio do cuidado com a saúde mental e emocional.
Assim, em razão da relevância deste segmento da psicologia, preparamos este conteúdo para falarmos tudo sobre ele, desde o que é até a importância e seus benefícios. Confira!
O que é psicologia do esporte?
A psicologia do esporte é uma área da psicologia focada no estudo dos aspectos psicológicos que interferem no desempenho esportivo.
Ou seja, é um campo da psicologia que busca compreender como fatores mentais, emocionais e sociais influenciam no rendimento dos atletas.
A partir disso, ela tem como foco auxiliar os atletas – amadores ou profissionais – a melhorarem seu desempenho por meio do cuidado com a saúde mental e do desenvolvimento do bem-estar.
Como funciona a psicologia do esporte?
Como deu para perceber, a psicologia do esporte reconhece a interconexão entre mente, corpo e ambiente social no desempenho esportivo, certo?
Nesse sentido, ela envolve pesquisa científica, escuta e observação minuciosa para oferecer aos profissionais do esporte os melhores recursos para o cuidado com a saúde mental e, consequentemente, para o bom rendimento esportivo.
De forma prática, esse segmento da psicologia pode ser aplicado das seguintes formas:
- Treinamento mental: os atletas aprendem uma variedade de habilidades para manter o controle emocional, como controle da respiração e relaxamento muscular progressivo.
- Atendimento individualizado: aqui são realizadas avaliações individuais para entender as necessidades de cada atleta.
- Atendimento a treinadores, dirigentes e equipes: os psicólogos do esporte também oferecem suporte aos treinadores, dirigentes e equipes esportivas.
- Pesquisa e desenvolvimento: os profissionais da psicologia conduzem pesquisas para entender melhor os aspectos mentais e emocionais que interferem direta ou indiretamente no desempenho esportivo.
- Suporte emocional em momentos delicados: apesar de preventiva, a psicologia do esporte também pode atuar oferecendo suporte aos atletas durante momentos delicados, como lesões graves ou durante a aposentadoria, por exemplo.
Por que a psicologia do esporte é importante para os atletas?
A psicologia do esporte é importante porque reconhece que os aspectos mentais, emocionais e sociais podem influenciar no desempenho e no bem-estar dos atletas.
Além disso, ela entende que os esportistas sofrem fortes pressões interna e externa para obterem resultados positivos, o que pode desencadear problemas emocionais. Isso significa que há um olhar e um cuidado atentos para a saúde mental.
Dessa forma, ao abordar a mente por trás do corpo em movimento, essa psicologia visa maximizar o potencial atlético de cada indivíduo, além de reduzir os casos de depressão, ansiedade e outras condições psicológicas tão comuns nesse meio.
Principais campos de atuação da psicologia do esporte
Como já mencionamos, a psicologia do esporte é útil tanto para atletas amadores quanto para os profissionais. Por causa disso, ela pode ser encontrada em diversos campos, sendo alguns dos principais:
Escola
Embora poucas pessoas imaginem, a psicologia do esporte pode (e deve!) estar presente no ambiente escolar.
A ideia é permitir que a prática esportiva desenvolvida na escola e fora dela proporcione a socialização e contribua para a formação do aluno enquanto cidadão.
Além disso, quando bem aplicada, é possível permitir que o aluno melhore o seu rendimento escolar em outras matérias.
Reabilitação
Como já é sabido, a psicologia do esporte pode ser utilizada em momentos delicados da carreira de um atleta, como em casos de graves lesões. Nesse sentido, o psicólogo atuará na recuperação mental e emocional do esportista.
Ademais, convém mencionar que o campo da reabilitação também pode ser explorado em projetos sociais, com praticantes amadores de alguma atividade física.
Esporte de alto rendimento
Nesse campo, a proposta da psicologia do esporte é melhorar a performance, o desempenho e o rendimento do atleta.
Isso porque o psicólogo entende que, além da boa condição física, o esportista precisa estar bem emocional e mentalmente.
Nesse sentido, há um trabalho voltado para cuidar da sua saúde mental de forma que essa impacte positivamente nos seus resultados.
Esporte recreativo
Por fim, temos o campo do esporte recreativo, que está relacionado à prática de exercícios físicos com foco na promoção da saúde, e não como competição.
Aqui, o psicólogo do esporte tem como objetivo promover a saúde mental e o bem-estar dos praticantes de uma forma mais genérica, isto é, sem foco nos resultados.
Quais são os benefícios da psicologia do esporte?
Já deu para perceber que a psicologia do esporte é muito importante para o desempenho dos atletas e para o cuidado desses com a saúde mental, não é mesmo?
No entanto, para que fique mais claro, listamos alguns dos benefícios dessa área:
Aumento do rendimento
Estar com um bom controle psicológico e emocional contribui para a conquista de bons resultados e para a manutenção da constância durante a prática esportiva.
Nesse cenário, a psicologia do esporte permite que os atletas desenvolvam estratégias mentais, a autoconfiança e a resiliência.
Além disso, o psicólogo os ajuda a criar habilidades voltadas para a adaptação, fornecendo apoio emocional para lidar com a adversidade e superar contratempos.
Prevenção de burnout e overtraining
A psicologia do esporte ajuda a prevenir a Síndrome de Burnout e o overtraining (conhecido também como a Síndrome do Sobretreinamento).
Aqui, o psicólogo fornece uma variedade de estratégias e intervenções que visam proteger o bem-estar físico e mental dos esportistas.
Para isso, o profissional avalia o risco, realiza um monitoramento constante, trabalha a conscientização e desenvolve estratégias de gerenciamento de estresse.
Redução da ansiedade
A ansiedade desencadeada pela prática esportiva é bastante comum, uma vez que os atletas se cobram excessivamente e/ou são cobrados por terceiros, podem ter medo de falhar e ficam nervosos antes de uma importante competição.
Nesse cenário, a psicologia do esporte atua para minimizar essa ansiedade que, se não controlada, pode desencadear outras condições psicológicas, além de interferir na performance do esportista, é claro.
Por isso, é comum que os psicólogos desenvolvam com os atletas técnicas de relaxamento e respiração e a visualização mental, além de criarem rotinas definidas para os esportistas seguirem e se sentirem mais confiantes.
Diminuição da violência
Não é incomum o surgimento de episódios de violência no esporte, que podem surgir em razão de uma competição intensa, rivalidades entre equipes ou pressão externa.
Isso demonstra um desequilíbrio emocional nos esportistas como também pode contribuir para o agravamento dessa condição.
Portanto, a psicologia do esporte se torna benéfica porque é capaz de treinar as habilidades sociais dos atletas, conscientizar e criar uma cultura de respeito e fair play, além de auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional.
Portanto, é importante assegurar que as mais diversas instituições adotem a psicologia do esporte para manter a saúde mental dos atletas – profissionais ou não – e garantir um pleno desenvolvimento desses dentro e fora do ambiente esportivo.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Depressão no esporteVocê já ouviu falar sobre a psicologia do esporte? Essa é uma área que tem ganhado cada vez mais notoriedade em razão da sua importância. Para quem não sabe, sua [...]
- Psicologia do Esporte: No que a psicologia poderia ajudar?Psicologia do Esporte é cada vez mais discutida e olhada profudamente por atletas, treinadores, empresários do esporte e até patrocionadores.
- O papel do Psicólogo no desenvolvimento do trabalho em equipeTrabalho em equipe é pré requisito exigido para quase todas as funções e em todos os níveis hierárquicos. Entenda como um psicólogo ajuda no desenvolvimento
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Medo de mudar de vida: saiba como enfrentarVocê tem medo de mudar de vida? Fazer uma grande mudança não costuma ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Diversos sentimentos e crenças costumam estar envolvidos [...]
- Dissociação: o que é e como tratá-laA dissociação é uma alteração na consciência que distancia as pessoas da realidade. Você já teve a sensação de estar desconectado de si mesmo, como se sua mente estivesse [...]
- Melhorar a si mesmoCom o objetivo de auxiliar quem procura melhorar a si mesmo, separamos abaixo sete tipos de mantras que podem ajuda-los nessa tarefa Os mantras consistem em uma das estratégias [...]
Autor: psicologa Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - CRP 06/128616Formação: A psicóloga Jaqueline Braga possui mais de 10 anos de experiência em Psicologia Clínica. É especialista Comportamental DISC pela Etalent Internacional e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Anhanguera. Além disso, também possui pós-graduação em Psicologia...