Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - Psicólogo CRP 06/128616
É comum nos depararmos com uma tonelada de notícias negativas ocasionalmente.
Grandes acontecimentos, como tragédias causadas pelas mudanças climáticas, casos de violência ou conflitos armados, geram sofrimento em quem passa por isso em primeira mão e em quem observa de longe através de canais de comunicação.
A TV, a internet e as conversas do dia a dia reproduzem detalhes dos acontecimentos chocantes quase que o tempo todo quando isso acontece.
Você tenta fugir, mas alguém no trabalho, no ciclo de amizades ou na família traz o assunto de volta.
Enquanto algumas pessoas não têm problema nenhum em discutir assuntos delicados, outras não aguentam ouvir que já se sentem mal, psicólogos explicam.
Elas ficam estressadas e raramente sabem o que fazer para descarregar o desconforto emocional, o qual tende a se acumular à medida que conhecem mais o assunto.
As pessoas, por não saberem bem o que está acontecendo, tendem a ficar ansiosas e a compartilhar os seus medos com amigos ou na internet.
Em pouco tempo, uma sensação de ansiedade e estresse generalizado começa a pesar sobre nós.
O que fazer para lidar com esses sentimentos?
Até onde é saudável acompanhar notícias negativas?
As notícias negativas possuem um propósito, embora despertem emoções pouco agradáveis.
Elas ajudam as pessoas a ficarem preparadas para as situações que exibem.
Notícias sobre violência urbana e golpes, por exemplo, orientam a população geral a evitar locais perigosos e ajudam a identificar sinais de fraudes.
Da mesma forma, os desdobramentos de uma injustiça evidenciam como proceder e a quem recorrer caso algo semelhante aconteça com você.
Além disso, as notícias negativas nos informam sobre o que está acontecendo no mundo e nos ajudam a formar uma opinião sobre o mesmo.
Conseguimos desenvolver estratégias para lidar melhor com acontecimentos do dia a dia quando possuímos uma visão panorâmica do local onde habitamos.
Sendo assim, as notícias negativas não servem somente para nos deixar mal.
Elas podem ser bem aproveitadas, mas, para isso, é preciso saber separar o que é útil para nós e o que não é.
Passar o dia inteiro assistindo a notícias que despertam emoções desagradáveis, se preocupando com o que você não pode controlar e imaginando possibilidades de sofrimento, não é nada produtivo.
Algumas pessoas possuem o hábito de ver noticiários apenas para reforçar as suas crenças de caráter pessimista e, assim, as utilizam como desculpa para não aproveitar a vida. Tudo é perigoso, tudo é triste, tudo pode acabar mal.
Embora seja necessário ser cauteloso para garantir a sua segurança e saúde, é igualmente preciso correr riscos e enfrentar o desconhecido para se ter uma boa experiência de vida.
E, isso se consegue ao encontrar o equilíbrio entre ser cauteloso e dizer “sim” à vida.
Como lidar com a ansiedade oriunda das notícias negativas?
O consumo excessivo de notícias negativas pode provocar níveis exorbitantes de ansiedade, raiva, tristeza, paranoia e estresse.
Devido à constância do mal-estar emocional provocado pelas notícias e os altos e baixos naturais da vida diária, o indivíduo fica mais suscetível a condições de saúde mental.
Depressão, transtorno do pânico, ansiedade generalizada e burnout são algumas patologias que facilmente podem se instalar sem que ele perceba.
Se você tem dificuldade para se distanciar emocionalmente dos acontecimentos negativos que passam na TV ou são noticiados na internet, é ideal aprender a distinguir o que você pode levar com você do que não é necessário. Afinal, não podemos viver totalmente livres dessas notícias.
É claro que você também pode reduzir o tempo de consumação de notícias negativas ao se questionar até que ponto é interessante aquela informação para a sua vida.
Em alguns casos, podemos oferecer a nossa ajuda, seja fisicamente ou pela internet, mas na maioria das vezes não podemos fazer nada.
Dosar a quantidade de estímulos negativos é o ideal nessa situação.
Como manter o bem-estar às notícias negativas:
Algumas dicas bacanas de como manter o bem-estar nessas situações são:
1. Abrace as coisas mundanas
Por “coisas mundanas”, entende-se os fatores singelos que tornam a vida mais agradável e significativa.
As flores no jardim, aquela roupa que você gosta, os itens decorativos que combinam com você, uma conversa agradável, o seu animal de estimação… São essas pequenas coisas que colorem os nossos dias e afastam a depressão, ansiedade e estresse.
Ao se sentir mal com alguma situação do mundo ou após ouvir uma notícia ruim, mude o foco para as coisas mundanas.
Aprenda a apreciar o que é singelo todos os dias para preservar o seu bem-estar emocional.
Você eventualmente compreenderá que, mesmo em meio à adversidade, ainda há coisas que podem ser apreciadas no cotidiano.
Esta também é uma forma de trazer o foco para algo produtivo, que você realmente pode fazer, e evitar o sofrimento desnecessário.
Quando um pensamento ansioso tentar desestabilizá-lo, o substitua por algo sobre o qual você realmente tem alguma influência, como “preciso passar pano na casa” ou “preciso preparar o lanche das crianças”.
2. Evite buscar evidências para sustentar os seus piores medos
Quando a pandemia de Coronavírus estava no início, a incerteza tomou conta das pessoas.
Não se sabia muito sobre a COVID-19, então surgiram especulações acaloradas sobre as formas de transmissão, sintomas e sequelas.
O pânico cresceu a partir disso, levando as pessoas a buscarem informações desesperadamente.
Nem sempre, contudo, elas se depararam com a verdade. E, como não sabiam disso, muita coisa foi replicada sem ter embasamento científico.
No meio disso tudo, era fácil encontrar conteúdos que embasavam os piores medos das pessoas.
Somente com o estudo aprofundado do Coronavírus que informações didáticas começaram a aparecer e sanaram dúvidas de milhares de pessoas ansiosas.
Essa experiência nos ensina que não é nada saudável tirar conclusões precipitadas.
Apesar de ser necessário ser cauteloso diante do desconhecido, é preciso cuidar para não alimentar a paranoia e o pânico até que mais informações fiquem disponíveis.
3. Mantenha a sua rotina
Independentemente da situação do mundo, precisamos ter uma rotina legal para promover e manter o bem-estar, disposição e bom humor no dia a dia.
Fazer exercícios físicos, se alimentar com consciência, dormir cedo, praticar técnicas de controle emocional, encontrar pessoas queridas ocasionalmente e cuidar bem do ambiente onde você mora são componentes de uma rotina saudável.
Então, mesmo com a inquietação, procure manter a sua rotina. Se precisar fazer modificações por conta da situação, tudo bem. Faça o necessário para incluir os elementos que constituem uma rotina sadia.
Não se trata de fugir da realidade com afazeres domésticos e hobbies, mas, sim, procurar manter as bases da sua vida intactas. Desse jeito, você conseguirá tomar decisões apropriadas para a sua situação atual.
4. Não tente procurar a lógica
Muitas pessoas gastam energia procurando entender conflitos e acontecimentos que não conseguirão compreender totalmente.
Tentam encontrar a razão por trás dos ocorridos, como se isso fosse ajudá-los a encarar a realidade com menos ansiedade.
Você pode procurar compreender acontecimentos negativos, mas com consciência de que você provavelmente não vai encontrar uma resposta exata nem vai gostar das circunstâncias envolvidas no ocorrido. Sendo assim, não perca o seu tempo tentando decifrar o indecifrável.
5. Trabalhe a sua preocupação
Uma maneira de gerenciar a sua preocupação acerca de notícias negativas é não negar o que você está sentindo.
Não diga “não há motivo para pânico” ou “não preciso me preocupar com isso”. Em alguns casos, você é forçado a se preocupar com a situação por ela estar muito próxima de você.
Procure dizer a si mesmo que não tem problema ficar ansioso. Reconheça esse e outros sentimentos ruins e diga a si mesmo que precisa achar uma maneira de lidar com ele da melhor maneira possível no presente.
Por exemplo, “Sim, eu estou ansioso. Preciso gerenciar esse sentimento e tentar administrá-lo. O que posso fazer sobre isso?”.
6. Ajude da maneira que você é capaz
Você se sente muito sensibilizado ao ver notícias negativas e quer encontrar uma maneira de ajudar? Tudo bem! Existem milhares de coisas que você pode fazer.
Nem sempre conseguimos oferecer auxílio a uma situação específica por morarmos longe, não possuirmos condição financeira ou não existir uma organização que intermedia doações. Mas, podemos oferecer ajuda a pessoas e instituições perto de nós.
Ofereça o seu tempo e/ou as suas habilidades a uma entidade e faça doações de alimentos, fundos e/ou roupas para entidades locais e, quando possível, online.
Esta é uma forma de canalizar a vontade de ajudar que nasce ao assistir notícias negativas para o que é viável.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Veluma Marzola
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Veluma é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e atua há mais de 10 anos como psicóloga clínica. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAdolescênciaAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaCarreirapróximo horário:
Consulte os horários -
Marcela Manochio
Consultas presenciais
Consultas por vídeoFormada há mais de 10 anos pela Universidade de Franca, especialista em Psicoterapia Psicanalítica, membro do Núcleo NEOTA, possui experiência em atendimentos de adultos e terapia de casal, com foco em demandas como transtornos de ansiedade, relacionamentos, conflitos profissionais, depressão...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaBorderlineCarreirapróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Como não alimentar pensamentos negativosÉ comum nos depararmos com uma tonelada de notícias negativas ocasionalmente. Grandes acontecimentos, como tragédias causadas pelas mudanças climáticas, casos de violência ou conflitos armados, geram sofrimento em quem passa [...]
- Conheça 13 dicas simples para alcançar o bem-estarConfira essas dicas para alcançar o bem-estar, afinal não há nada mais prazeroso na vida do que se sentir bem. E não há muito segredo sobre como fazer isso.
- AngústiaA angustia vem de onde e porque estou me sentindo angustiado? Devo procurar um psicólogo ou clinica de psicologia e ver o que devo fazer com minha angustia?
Outros artigos com Tags semelhantes:
- 5 benefícios psicológicos da atividade físicaConheça os principais benefícios psicológicos da atividade física no tratamento de transtornos emocionais e mentais A vida moderna é exigente. Entre as condições para manter a saúde está a [...]
- HipocondriaA hipocondria tem se tornado particularmente um problema na era da Internet, onde existe acesso a informações a respeito de praticamente todas as doenças (das mais comuns às mais [...]
- Tocofobia: você conhece o medo da gravidez e parto?O medo de engravidar ou tocofobia é ser considerado normal e compreensível em certas circunstâncias. Porém, quando ele se torna excessivo e começa a prejudicar relações pessoais e o [...]
Autor: psicologa Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - CRP 06/128616Formação: A psicóloga Jaqueline Braga possui mais de 10 anos de experiência em Psicologia Clínica. É especialista Comportamental DISC pela Etalent Internacional e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Anhanguera. Além disso, também possui pós-graduação em Psicologia...