Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Natalia Queiroz Nunes de Oliveira - Psicólogo CRP 06/117294
Narciso era um jovem belo e orgulhoso de si. Ao deparar-se com o seu próprio reflexo na água pela primeira vez, ele ficou tão encantado que não conseguia parar de olhar sua própria imagem. Assim, Narciso permaneceu à beira do lago até morrer.
Este é o Mito de Narciso, conhecido popularmente como a origem desta característica da personalidade humana.
O conceito do narcisismo ou da autoadmiração em excesso foi explorada por diversos filósofos através da história. Não foi até muito recentemente que a noção de narcisismo enquanto distúrbio tornou-se um assunto de interesse científico no campo da psicologia.
No início do século 20 o tema atraiu o interesse de uma escola de pensamento conhecida como psicanálise.
O psicanalista Otto Rank publicou a primeira descrição do narcisismo em 1911. Em 1914, Sigmund Freud publicou um artigo chamado “Introdução ao Narcisismo”, no qual sugeriu que o narcisimo na verdade faz parte da psique humana.
Durante os anos 60, diversos estudiosos se interessaram ainda mais pelo assunto, desenvolvendo inúmeras teorias.
Em 1968, o termo “transtorno de personalidade narcisista” foi cunhado, sendo oficialmente reconhecido como patologia pelo DSM em 1980, distinguindo critérios para seu diagnóstico.
Já na publicação do DSM-5 de 2013, o transtorno de personalidade narcisista, junto com outros quatro transtornos de personalidade, foi excluído causando controvérsia e discussão, principalmente por psicólogos que tratam pacientes que sofrem do distúrbio.
O que é transtorno de personalidade narcisista?
Indivíduos com transtorno de personalidade narcisista geralmente acreditam que o mundo gira em torno deles. Tal condição é caracterizada pela falta de empatia com os demais e o desejo de chamar todas as atenções para si em qualquer situação.
O Transtorno da Personalidade Narcisista envolve comportamento arrogante, falta de empatia por outras pessoas, e uma necessidade de ser admirado –todas estas características devem ser consistentemente evidente no trabalho e nos relacionamentos do paciente.
Já o narcisismo é uma versão menos extrema do Transtorno de Personalidade Narcisista.
As pessoas narcisistas são descritas como arrogantes, egocêntricas, manipuladoras e exigentes. Ainda, buscam por realizações pessoais irreais (ex.:ser famosa), e acreditam que merecem tratamento especial.
Os narcisistas tendem a ter uma autoestima elevada.
No entanto, o narcisismo não é o mesmo que autoconfiança; pessoas confiantes geralmente são humildes, ao passo que narcisistas raramente o são.
Antigamente, pensava-se que os narcisistas eram autoconfiantes apenas na superfície, pois no fundo eram extremamente inseguros.
No entanto, evidências mais recentes indicam que os narcisistas realmente são seguros de si e se sentem imponentes em todos os níveis.
Sintomas
- Reage a críticas com raiva e sente necessidade de humilhar o “agressor”;
- Exagera o senso de sua própria importância;
- Exagera ao falar de suas conquistas e talentos;
- Espera irrazoavelmente por um tratamento especial;
- Requer atenção constante e elogios dos outros;
- Ignora o sentimento dos outros;
- Sente inveja com facilidade;
- Possui objetivos egoístas.
Tratamento
O tratamento clínico não é muito comum, pois a maioria dos narcisistas evita a terapia.
No entanto, um psicólogo pode ajudar a pessoa que sofre do transtorno a se importar mais com os demais, ao passo que o narcisismo reduz gradativamente, tanto na psicoterapia quanto na terapia em grupo.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Cirurgias plásticas e transtornos de personalidadeO Brasil permeia o topo no ranking mundial de intervenções estéticas realizadas por ano. Somente em 2014, foram 1,49 milhão de procedimentos no país. Já com relação às práticas [...]
- Psicopatas: entenda tudo sobre elesSegundo os psicólogos, o mundo dos psicopatas pertence a um imaginário social, mas você tem o conhecimento real sobre o assunto? Leia o artigo e entenda. O termo “psicopatia” [...]
- Como conviver com pessoas com problemas psicológicos gravesConviver com pessoas com problemas psicológicos deve ser aprendido para evitar complicações A pessoa que possui transtornos psicológicos tem uma forma muito particular de enxergar o mundo e interpretar [...]
Autor: psicologa Natalia Queiroz Nunes de Oliveira - CRP 06/117294Formação: Especialista em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, com foco em terapia individual para adultos, terapia de casal e demandas como ansiedade, conflitos conjugais, estresse, depressão e carreira. Com formação em Inteligência Emocional, cursa especialização em…
Sofri abuso de narcisistas na família, na formação escolar e amigos na faculdade. Após me apaixonar por um “narci” vulnerável, passei a investigar melhor esse transtorno.
Faz 4 anos que me libertei de outro relacionamento e só com muita informação e terapia, sinto-me curado.
Obrigada por compartilhar o seu relato.