Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Natalia Queiroz Nunes de Oliveira - Psicólogo CRP 06/117294
Como evitar a insônia e ter qualidade de vida?
A insônia é um assunto cada vez mais rotineiro. O número de pessoas que reclamam sobre a qualidade ou falta de sono é crescente. Os psicólogos conhecem as causas, e muitas podem ser atribuídas a fatores neurológicos ou emocionais.
Porém, muitos problemas relacionados ao sono pode ser reparados com algumas mudanças no estilo de vida.
A vida moderna nos trouxe diversas facilidade e preocupações extras, que impactam diretamente na qualidade do sono. O estresse, problemas no trabalho, sobrecarga de informações devido aos meios digitais entre outros podem estar prejudicando seu sono.
Os distúrbios do sono reduzem nossa concentração e trazem diversos transtornos para a vida pessoal e profissional, interferindo diretamente na sua qualidade de vida.
Você leva muito tempo para pegar no sono? Tem acordado cansado e sente seu corpo sem energia? Acorda diversas vezes durante a noite? Tem passado noites em claro? Temos algumas recomendações que podem contribuir para uma boa noite de sono.
1) Estresse e preocupações provocam insônia
O senso comum e os antigos sabem que a insônia está relacionada com estresse, preocupações e tomadas de decisão. Por isso a primeira dica é: não leve seus problemas para a cama.
Qualquer questão seja ela pessoal ou profissional pode ser resolvidas no dia seguinte. E com certeza o momento de dormir não é adequado para encontrar as soluções desses conflitos.
Desligar-se dessas questões na hora de dormir, é muito importante para a qualidade do sono.
2) Deixe o trabalho no trabalho
A insônia pode ser causada por situações de conflito no trabalho, desafios perturbadores, sobrecarga de trabalho etc. Todos esses problemas não apenas prejudicam o seu sono como reduz seu desempenho profissional.
Então, ao invés de levar todo esse estresse para a sua vida particular, deixe-o no local em que deve ficar:no trabalho.
Não leve nada para casa e permita-se restringir assuntos profissionais aos horários comerciais.
Assim, você estará mais concentrado durante o dia, e terá momentos para relaxar e se desligar dessas preocupações. Isso irá reduzir a insônia, melhorar sua qualidade de vida e relacionamento com as pessoas de seu convívio.
>>> Leia também: Trabalho e qualidade de vida
3) Crie um ritual para fugir da insônia
Crie um ritual de tranquilidade para melhorar seu sono e reduzir os problemas com insônia. A insônia pode estar relacionada com a ansiedade. Tome um banho antes de dormir e use roupas confortáveis. Tome um chá relaxante ou leite morno.
Procure ter cobertas e lençóis sempre limpos e perfumados. Reduza a quantidade de luz e aparelhos eletrônicos no quarto.
Evite atividades que despertem sua atenção. Escute uma música tranquila, faça uma meditação ou utilize recursos como a respiração guiada. O oxigênio ajuda a reduzir a adrenalina e contribui para o relaxamento.
Busque dormir e acordar no mesmo horário. Crie seu ritual, ele indicará ao seu cérebro e seu corpo que chegou a hora de dormir.
4) Faça exercícios físicos
Exercícios físicos contribuem com a qualidade de vida e ajudam a evitar a insônia. Quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera serotonina, endorfina e dopamina. Esses hormônios auxiliam no relaxamento e sensações de prazer, contribuindo diretamente na qualidade do sono
Apesar de extremamente benéfico para a qualidade do sono, exercícios físicos devem ser evitados próximo ao horário de descanso. Elas estimulam e aquecem o corpo e você precisará de mais tempo para relaxar.
5) Investigue as causas da insônia
Nem sempre as causas de insônia estão relacionadas com hábitos e estilo de vida. Alguns transtornos neurológicos podem estar relacionados com seu caso. Também é importante saber que situações de crises relacionadas a fatores psicológicos e emocionais podem afetar o sono.
Se você passou por algum trauma ou perda recente de um ente querido, é completamente justificável e compreensível que isso afete seu sono e surjam problemas com insônia. Conhecer as causas relacionadas à perda de sono é importante para sua saúde e bem-estar.
Se a insônia persistir, procure ajuda de um psicólogo. Um psicólogo ou profissional habilitado poderá avaliar seu caso, investigando o que está tirando seu sono e orientar em casos que fogem do nosso controle
Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: Tomando decisões
Outros artigos com Tags semelhantes:
- A zona de conforto te prende? Saiba como deixá-laA zona de conforto é, como o próprio nome sugere, um local confortável onde as pessoas gostam de se aninhar. Nela, tudo é familiar, previsível e aparentemente agradável. Somente [...]
- Você se dá bem com a rotina?Ter uma rotina é muito importante, mas será que para todo mundo? Enquanto algumas pessoas funcionam muito bem com uma rotina, outras não gostam da ideia de se prender [...]
- Medo de mudar de vida: saiba como enfrentarVocê tem medo de mudar de vida? Fazer uma grande mudança não costuma ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Diversos sentimentos e crenças costumam estar envolvidos [...]
Autor: psicologa Natalia Queiroz Nunes de Oliveira - CRP 06/117294Formação: Especialista em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, com foco em terapia individual para adultos, terapia de casal e demandas como ansiedade, conflitos conjugais, estresse, depressão e carreira. Com formação em Inteligência Emocional, cursa especialização em…