Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - Psicólogo CRP 06/128616
Encontrar o bem-estar no ambiente de trabalho pode ser um grande desafio.
São muitos os fatores que podem perturbar o emocional dos profissionais no dia a dia dentro da empresa ou até mesmo no trabalho remoto.
Entretanto, esta é uma tarefa necessária, uma vez que dedicamos uma grande parte das nossas vidas à nossa vida profissional.
A saúde mental e as ambições profissionais devem andar lado a lado.
Afinal, se a sua mente não está saudável, você não consegue desfrutar das oportunidades profissionais que vão ao seu encontro, ter um rendimento satisfatório, alcançar os seus objetivos de longa data e, ainda, conviver bem com os seus colegas de trabalho.
Então, para o bem da sua saúde, autoestima e autorrealização, é obrigação dos profissionais buscarem o bem-estar no ambiente profissional.
Mas como fazer isso? Ainda que isso pareça ser impossível, saiba que existem caminhos! Abordamos mais sobre esse tema neste post.
Problemas típicos do ambiente de trabalho
Entre os fatores que podem causar mal-estar emocional no trabalho estão:
Competividade
O ambiente de trabalho é naturalmente competitivo.
Profissionais competem entre si para alcançar as posições de mais destaque na empresa ou para entregar uma performance exemplar, fazendo, assim, o seu nome dentro da organização.
Pressão
A pressão é outro fator muito presente no ambiente profissional.
Ela pode vir de vários lados: do chefe que cobra resultados, dos colegas de trabalho que cobram flexibilidade e suporte, dos clientes que cobram agilidade, entre outros.
Conflitos entre colegas de trabalho
Não há como evitar os atritos entre colegas de trabalho.
Alguns são menos intensos enquanto outros são desgastantes e se prolongam por várias semanas, roubando a energia e tranquilidade dos profissionais.
Síndrome do Impostor
A Síndrome do Impostor é um problema emocional que desperta a sensação de estar enganado as pessoas ao seu redor, como se o profissional não merecesse o reconhecimento por seu trabalho.
Excesso de trabalho
Trabalhar exaustivamente gera muito estresse.
Não é à toa que o excesso de trabalho é uma das principais causas da síndrome de burnout.
O excesso pode vir tanto da carga elevada de demandas a serem concluídas durante o dia quanto do acúmulo ou desvio de função.
Chefes abusivos
Por fim, a conduta abusiva de superiores eleva os níveis de estresse nas alturas, além de incentivar profissionais a buscar outros ambientes de trabalho.
Um chefe tóxico que cobra, pressiona e comete agressão moral contra os profissionais desequilibra não apenas quem está a sua volta, mas como múltiplos departamentos e até os clientes da empresa podem sofrer por conta disso.
Importância do bem-estar no ambiente de trabalho
Ansiedade, estresse, dúvidas, pensamentos negativos, medo constante de repreensões, desânimo e esgotamento mental…
Essas são algumas das consequências da ausência do bem-estar no ambiente de trabalho.
A crença de que é normal “sofrer” no ambiente de trabalho se espalhou entre os profissionais brasileiros.
Às vezes, realmente não há muito o que se possa fazer para mudar um ambiente estressante.
Entretanto, aceitar o estresse como parte intrínseca do trabalho e não tomar uma atitude não é nada saudável.
Essa postura corrobora para o desenvolvimento de condições de saúde mental e física.
Mesmo que você não sinta nada agora, em algum momento a saúde irá cobrar a quantidade de estresse despejado no seu organismo.
Quando isso acontece, as pessoas normalmente se deparam com consequências extremamente desagradáveis, como afastamento do ambiente profissional e síndrome de burnout.
Sendo assim, é importante estar sempre buscando o bem-estar no ambiente de trabalho ativamente através do desenvolvimento de técnicas para lidar com os muitos problemas que podem aparecer no seu cotidiano profissional.
Como manter o bem-estar no ambiente de trabalho?
Nem sempre nós podemos controlar os fatores que afetam a nossa saúde mental, seja no trabalho ou em outro ambiente frequentado com regularidade.
Por exemplo, se o seu colega de trabalho insiste em querer competir com você e dificultar a sua vida, mesmo após você já ter conversado com ele sobre isso, não há muito o que você possa fazer para criar uma boa atmosfera entre vocês, não é mesmo?
Em casos assim, cabe a você encontrar maneiras de cuidar da sua saúde mental fora do ambiente estressante.
Em outras palavras, quando está tranquilo em casa ou até mesmo no consultório de um psicólogo.
O lado bom dessa tática é que à medida que você pratica o autocuidado, o seu bem-estar emocional passa a fazer diferença na maneira como você lida com os fatores estressores em todas as esferas da sua vida, inclusive o próprio ambiente de trabalho.
É uma forma de você se blindar contra a negatividade.
Quando não podemos mudar os fatores que nos trazem algum tipo de desconforto emocional, o melhor a fazer é mudar o foco para nós mesmos.
Afinal, com a saúde mental deteriorada, não conseguimos funcionar apropriadamente no dia a dia.
Confira, abaixo, as nossas dicas para manter o bem-estar emocional.
1. Adote técnicas para desestressar
Em vez de chegar em casa e ficar grudado na TV ou nas redes sociais, faça alguma coisa para desestressar.
Pode parecer que ficar horas assistindo a séries e filmes é o suficiente para combater o estresse, mas, na verdade, essas atividades não exigem que você algum esforço para esse fim.
É preciso adotar práticas voltadas exclusivamente para esse momento de acalmar a mente, extravasar os sentimentos negativos e aliviar a tensão. Para isso, você pode:
- Praticar yoga ou alongamento;
- Fazer uma leitura enriquecedora;
- Escrever os seus sentimentos no papel;
- Deitar-se no escuro e ouvir uma música relaxante;
- Desconecte-se das redes sociais;
- Fazer uma atividade criativa; e
- Entrar em contato com a natureza, seja através da jardinagem, observação ou caminhada.
2. Tenha hábitos saudáveis
Hábitos saudáveis ajudam a combater o estresse e a ansiedade, além de afastar a depressão e o burnout.
Da mesma forma, esses hábitos promovem um estado de bem-estar emocional prolongado.
É importante, então, fazer um esforço para desenvolvê-los e colocá-los na sua rotina.
Entre os hábitos saudáveis que você pode adotar estão a prática de exercícios físicos regulares, meditação, alimentação saudável, dormir o tempo necessário todas as noites, prática de hobbies estimulantes, visitar o médico regularmente, dedicar tempo para as pessoas queridas, entre outros.
3. Procure resolver problemas com proatividade
Não deixe pendências.
Procure resolver os problemas que surgirem no ambiente de trabalho de maneira proativa.
Quando se trata de atritos com colegas de trabalho, você pode esperar um tempo para que os ânimos se acalmem, mas não deixe que o desentendimento se estendam.
Procure, pelo menos, esclarecer o seu lado da história com a pessoa.
Tenha a mesma postura quando cometer erros, não entender uma instrução ou causar algum imprevisto.
Não fuja das suas responsabilidades. Quanto mais rápido você aceitar e trabalhar para remediar uma situação, menos preocupações terá no seu dia a dia profissional.
4. Faça terapia
A terapia pode ajudar profissionais estressados, ansiosos e em dúvida a encontrar soluções para os seus impasses no ambiente de trabalho.
Do mesmo modo, o acompanhamento psicoterapêutico pode ensinar pacientes a digerir o mal-estar emocional com mais facilidade.
Logo, conseguem se proteger contra a sobrecarga emocional e psicológica.
Se você está com dificuldades recorrentes no ambiente de trabalho e não consegue encontrar uma solução, procure um profissional.
Embora desabafar com amigos e familiares ajude a aliviar as suas emoções, expor os seus problemas para um profissional pode te ajudar a chegar a conclusões menos enviesadas e efetivas a longo prazo.
Nossos entes queridos nos querem bem, mas nem sempre eles têm as respostas para os nossos problemas.
Outro benefício da terapia é justamente aprender a identificar o que pode ser vantajoso ou não para você, independentemente das opiniões dos outros.
5. Se necessário, faça mudanças
Reflita sobre a sua rotina de trabalho, as suas ambições profissionais e o seu bem-estar emocional.
Será que você consegue levar essa rotina estressante por muito tempo?
Não é melhor procurar um ambiente mais agradável ou uma profissão que tenha a sua cara?
Hoje, muitos profissionais preferem procurar um emprego que lhes satisfaçam, ainda que não tenham o melhor dos salários.
Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar da sua saúde mental.
Se você já tentou de tudo para levar mais bem-estar ao seu ambiente de trabalho e nada deu certo, talvez seja necessário fazer mudanças no seu modo de vida ou vida profissional.
A mudança pode assustar, por isso, recomendados refletir bastante sobre o que você quer antes de tomar qualquer decisão.
Psicólogos para Carreira
Conheça os psicólogos que atendem casos de Carreira no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Marcela Manochio
Consultas presenciais
Consultas por vídeoFormada há mais de 10 anos pela Universidade de Franca, especialista em Psicoterapia Psicanalítica, membro do Núcleo NEOTA, possui experiência em atendimentos de adultos e terapia de casal, com foco em demandas como transtornos de ansiedade, relacionamentos, conflitos profissionais, depressão...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaBorderlineCarreirapróximo horário:
Consulte os horários -
Jaqueline Braga
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Jaqueline Braga possui mais de 10 anos de experiência em Psicologia Clínica. É especialista Comportamental DISC pela Etalent Internacional e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Anhanguera. Além disso, também possui pós-graduação em Psicologia...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAdolescênciaAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaCarreirapróximo horário:
Consulte os horários
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- 20 técnicas que te ajudam a controlar a ansiedade no trabalhoAprenda 20 técnicas elaboradas por um psicólogo que ajudam a controlar a ansiedade no trabalho e seja mais produtivo
- 7 dicas para melhorar a sua comunicação no trabalhoTer uma boa comunicação no trabalho pode ser o que o fará atingir as suas metas. Leia o artigo e confira essas dicas incríveis.
- Casamento vs. Trabalho: fórmula para ser felizUm desafio imposto pela vida moderna é conciliar casamento e trabalho. Isso porque o trabalho exige horas a fio de dedicação.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como lidar com imprevistos no trabalho sem estresseImprevistos acontecem o tempo todo. Por mais preparado que você esteja para enfrentar o dia ou uma situação em particular, acontecimentos inesperados podem mudar os seus planos. Quando as [...]
- Você tem um chefe maquiavélico?Descubra se você tem um chefe maquiavélico e quais são as principais características desse comportamento. Para um chefe maquiavélico os fins justificam os meios — é o que descreve Maquiavel no [...]
- Como lidar com pessoas arrogantes no trabalhoQuando encontramos pessoas arrogantes no trabalho, a convivência diária se torna um exercício de compreensão e inteligência emocional. Precisamos ter calma e pensar em maneiras de lidar com elas [...]
Autor: psicologa Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - CRP 06/128616Formação: A psicóloga Jaqueline Braga possui mais de 10 anos de experiência em Psicologia Clínica. É especialista Comportamental DISC pela Etalent Internacional e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Anhanguera. Além disso, também possui pós-graduação em Psicologia...