Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - Psicólogo CRP 06/128616
A qualidade de vida no trabalho é um tema cada vez mais relevante na sociedade.
Com a crescente conscientização sobre a importância do bem-estar e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, empresas e organizações estão percebendo a necessidade de criar ambientes saudáveis e satisfatórios para seus colaboradores.
Afinal, a criação de locais agradáveis não se resumem apenas ao salário ou benefícios, mas envolve uma série de fatores que impactam diretamente a satisfação e o bem-estar dos indivíduos.
O que é qualidade de vida no trabalho
Em primeiro lugar, qualidade de vida, em geral, é um conceito amplo que se refere ao bem-estar à satisfação com diferentes aspectos da vida de uma pessoa.
Ela abrange vários domínios, incluindo saúde física, saúde mental, relacionamentos interpessoais, ambiente físico, realização pessoal, equilíbrio entre o profissional e vida pessoal, entre outros.
Quando se fala da qualidade de vida no trabalho, o enfoque vai para a maneira como o universo laboral da pessoa pode afetar a sua sensação de bem-estar.
Indo muito além de questões remuneração, esse conceito também abrange fatores como a atmosfera física e psicossocial no local de trabalho, as relações interpessoais, o nível de autonomia e participação nas decisões, o equilíbrio entre as demandas profissionais e pessoais, o desenvolvimento de habilidades, o reconhecimento e recompensa pelo trabalho realizado, a segurança no trabalho, a cultura organizacional, entre outros.
Essa é uma preocupação, inclusive, que deve partir não apenas do trabalhador, mas também deve ser fomentada pela própria empresa.
A prática ajuda a criar um ambiente no qual os funcionários se sintam valorizados, engajados, saudáveis e satisfeitos, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de desfrutar de uma vida pessoal equilibrada.
Ou seja, a boa relação com o trabalho é um objetivo importante para organizações empresariais que desejam promover o bem-estar dos funcionários, aumentar a produtividade e reter talentos.
Sinais de que você precisa mudar sua rotina profissional
A qualidade de vida no trabalho é extremamente importante para o indivíduo, pois afeta diretamente o seu bem-estar, satisfação e realização pessoal.
Além disso, auxilia o trabalhador a obter um maior equilíbrio com o seu lado pessoal e atingir suas metas de desenvolvimento e crescimento — o que atua positivamente na sua autoestima e sensação de realização.
Uma rotina profissional que não é agradável, por outro lado, é capaz de gerar uma forte insatisfação, acompanhada de baixa produtividade ou pouca motivação para realizar as atividades diárias.
Aprenda a identificar se essas características estão relacionadas ao trabalho e descubra se é momento de buscar o bem-estar.
Estresse e sobrecarga
Se você está constantemente sobrecarregado, sentindo-se pressionado e incapaz de lidar com as demandas do trabalho, é um sinal de que a qualidade de vida no trabalho pode estar comprometida.
O estresse excessivo pode afetar negativamente sua saúde física e mental e acabar em um burnout da sua mente.
Falta de motivação e desinteresse
Você já sentiu que perdeu o interesse ou a motivação pelo trabalho?
Ou então, você se sente desengajado ou entediado com as tarefas diárias?
Essas características indicam que você não está encontrando satisfação no ambiente de trabalho.
Com o tempo, existe a possibilidade de experimentar a baixa produtividade e desempenho inferior — o que poderia gerar mais estresse e sobrecarga, além de cobranças dos seus superiores.
Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Sabe aquele tipo de pessoa que está constantemente levando trabalho para casa ou acumulando trabalhando longas horas extras no banco?
Trata-se de alguém que está tendo dificuldades de dividir os momentos para trabalhar e para aproveitar a vida.
Geralmente, esses indivíduos não conseguem encontrar tempo para suas atividades pessoais, relacionamentos e autocuidado, pois está sempre focado no seu ambiente profissional.
Falta de reconhecimento e valorização
Mesmo com os esforços de trabalho, não são todas as pessoas que recebem o reconhecimento adequado pelas atividades realizadas.
Quando o indivíduo não tem oportunidades de crescimento profissional ou sente que suas contribuições não são valorizadas, ele pode se sentir inferiorizado e desmotivado para manter o ritmo de desempenho.
Poucas chances de desenvolvimento
A estagnação também é um dos motivos pelos quais uma pessoa não tem qualidade de vida no trabalho, sabia?
Afinal, se você não tem acesso a treinamentos, programas de desenvolvimento ou oportunidades de crescimento profissional, não é possível almejar novas metas e estabelecer objetivos de vida maiores.
Como obter qualidade de vida no trabalho
Considerando a importância da qualidade de vida no trabalho, se você perceber que a vida profissional está te consumindo e causando efeitos negativos para além do escritório, é importante considerar algumas dicas para ter uma rotina mais balanceada e atingir o bem-estar.
Veja algumas ações que são capazes de te ajudar a atingir seu objetivo:
Defina limites entre vida pessoal e profissional
Quando o horário de trabalho acaba, você deve parar de focar nele!
Defina o momento certo para se dedicar essas atividades e não leve-as para casa.
Desligue as notificações da empresa fora do expediente, se possível, para evitar interrupções constantes.
Caso você trabalhe de casa, no modelo home office, esse é um cuidado que deve ser lidado com maior atenção.
É preciso entender que mesmo que o seu equipamento esteja ali, é preciso parar quando termina a sua carga horária.
Inclusive, se possível, para estabelecer limites no trabalho remoto tenha um computador apenas para assuntos profissional, para não misturar com o de uso pessoal.
Tenha uma vida ativa fora do trabalho
Reserve tempo para atividades fora do trabalho que são importantes para você, como hobbies, exercícios físicos, tempo com a família e amigos.
Isso ajuda a evitar o esgotamento e a manter uma perspectiva equilibrada.
Cuide da sua saúde física e mental
Priorize sua saúde. Mantenha uma alimentação saudável, faça exercícios regularmente e durma o suficiente.
Além disso, não hesite em buscar apoio profissional se estiver enfrentando problemas emocionais ou estresse excessivo.
Cultive relacionamentos saudáveis
Construa boas relações com seus colegas de trabalho e aprenda a lidar com pessoas arrogantes e de difícil convivência.
Um ambiente de trabalho positivo e de apoio contribui para a qualidade de vida.
Também é importante comunicar-se de forma eficaz e resolver conflitos de maneira construtiva.
Além disso, busque apoio nas relações de amizade, amorosas ou familiares que você já possui.
Aproveite para ter mais tempo de qualidade com pessoas queridas e encontre um ecossistema que proporcione seu bem-estar fora do âmbito profissional.
Busque oportunidades de aprendizado e crescimento
Mantenha-se engajado em seu trabalho, buscando constantemente aprender e desenvolver novas habilidades. Isso pode trazer um senso de realização e progresso em sua carreira.
Ao mesmo tempo, é interessante que você entenda o que é importante para você em sua carreira e como isso se alinha com seus valores pessoais. Isso ajudará a direcionar suas escolhas e tomar decisões alinhadas com seus objetivos.
Cuide da sua saúde física e mental
Crie uma rotina baseada na uma alimentação saudável, faça exercícios regularmente e durma o suficiente.
Além disso, é importante encontrar maneiras de lidar com o estresse e as pressões do trabalho.
Você pode utilizar, por exemplo, técnicas de relaxamento, meditação para melhora de desempenho ou mindfulness.
Reserve um tempo para fazer pausas ao longo do dia para recarregar suas energias.
Caso não resolva, não hesite em buscar apoio profissional se estiver enfrentando problemas emocionais ou estresse excessivo.
Afinal, a psicologia desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida no trabalho, oferecendo várias abordagens e intervenções para promover o bem-estar dos indivíduos.
Gostou desse texto? Agora aprenda a balancear o casamento com o trabalho!
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Autor: psicologa Adriana Jaqueline Costa Rodrigues Braga - CRP 06/128616Formação: A psicóloga Jaqueline Braga possui mais de 10 anos de experiência em Psicologia Clínica. É especialista Comportamental DISC pela Etalent Internacional e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Anhanguera. Além disso, também possui pós-graduação em Psicologia...