Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Vitória Appoloni Correia - Psicólogo CRP 06/143864
Muitas pessoas já tiveram contato com indivíduos narcisistas sem ter consciência disso, principalmente no ambiente de trabalho.
Como esse é um local competitivo que estimula a busca por reconhecimento, comportamentos narcisistas costumam aflorar.
Quando o chefe é narcisista, a situação é ainda mais complicada.
As condutas que resultam do seu egocentrismo podem atrapalhar a carreira profissional dos funcionários, bem como danificar a autoestima.
O que é narcisismo?
O narcisismo é a característica de pessoas que se colocam em uma posição de superioridade em relação aos demais.
Elas acreditam ser mais importantes, mais interessantes, mais inteligentes e mais merecedoras que os outros.
Sendo assim, têm comportamentos que visam diminuir os outros e fisgar elogios.
Esse termo é derivado de um personagem da mitologia grega.
Narciso era um jovem belo que se apaixonou por seu próprio reflexo ao vê-lo refletido em uma fonte de água.
Na psicologia, os comportamentos narcisistas são sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista.
Caracterizado por um padrão de grandiosidade e necessidade de admiração, pessoas com esse transtorno de personalidade acreditam ser ‘especiais’.
Entretanto, nem todas as pessoas que exibem comportamentos narcisistas têm essa condição.
Quando eles estão associados a situações específicas, como ao receber o reconhecimento pelo trabalho ou ao sentir-se superior a outra pessoa por ter uma certa habilidade, tendem a ser um reflexo de uma autoconfiança passageira.
Já a pessoa com transtorno de personalidade narcisista tem condutas narcisistas o tempo inteiro e não compreende o porquê de suas ações incomodarem os outros ou serem interpretadas como negativas.
Conviver com uma pessoa narcisista é desafiador.
Afinal, como dialogar com alguém indisposto a ouvir e entender o lado do outro?
No ambiente de trabalho, essa característica é especialmente prejudicial uma vez que o convívio com a pessoa narcisista é estressante e atrapalha o dia a dia profissional.
Como reconhecer um chefe narcisista?
Se você nunca interagiu com uma pessoa narcisista ou com comportamentos narcisistas, dificilmente conseguirá reconhecê-la.
As pessoas costumam perceber o quanto sofreram com as atitudes narcisistas de seus chefes, supervisores ou gerentes somente depois que deixam o local de trabalho.
Elas começam a refletir sobre o comportamento do chefe e a perceber tendências que, no calor do momento, não prestaram atenção.
Assim, chegam à conclusão de que a sua experiência na empresa foi negativa, em grande parte, graças ao chefe.
As características mais comuns dos chefes narcisistas são:
1. Sempre buscam admiração
Chefes narcisistas preferem equipes bajuladoras.
Eles pescam elogios a todo instante e se sentem validados ao receber a admiração dos outros, ainda que seja falsa.
Podem ignorar, destratar ou até mesmo demitir os funcionários que não concedem a ele a atenção desejada.
2. Não têm muita empatia
Um chefe demasiadamente egocêntrico não consegue ver com claridade o lado do outro.
Como só pensa em si mesmo, tem dificuldade para se colocar na posição de terceiros e tentar entender os seus dilemas.
Sendo assim, é improvável que o chefe narcisista demonstre empatia por seus funcionários, tratando problemas sérios com insensibilidade.
Essa característica fica mais evidente quando um funcionário está passando por uma situação difícil, como uma doença ou luto.
Suas tentativas de pedir folga para resolver os seus problemas ou se cuidar são encaradas com desgosto.
3. Abusam psicologicamente dos funcionários.
O abuso psicológico é muito comum na convivência com um narcisista.
Esses indivíduos não reconhecem os seus erros, preferindo passar a responsabilidade de suas falhas para outras pessoas.
É comum que os narcisistas mudem o discurso sobre um acontecimento, como se não tivessem contribuído para as suas repercussões negativas.
Dessa maneira, você sempre é o culpado da história.
Essa é uma das formas de abuso psicológico utilizadas por chefes narcisistas.
Ele também pode humilhar, xingar, culpar você ou outras pessoas, difamar e fazer insinuações e comparações injustas.
4. Agem com autoritarismo
O autoritarismo é uma característica de chefes ruins no geral.
Em uma empresa, o modelo de liderança ideal é o de companheirismo, empatia e de exemplo.
Fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e motivadas o bastante para investirem seu tempo e talento na organização.
Chefes narcisistas não tem essa visão.
Eles preferem mandar e amedrontar funcionários para que eles cumpram as suas obrigações.
Além disso, não permitem que eles descansem quando estão doentes e os obrigam a trabalhar mais horas do que o apropriado.
6. Querem ser vistos como ‘especiais’
Chefes narcisistas acreditam ser o centro do mundo.
As suas qualidades, ambições e personalidade são diferentes das dos demais, então merecem mais atenção e reconhecimento.
Na realidade, chefes que se colocam acima de todos são pouco queridos e deixam os seus defeitos bem aparentes.
Por se achar melhor que você, o seu chefe pode fazer pedidos esdrúxulos, ignorando a obrigação que você possui com a sua vida pessoal e saúde mental, ou não levar em consideração o esforço mútuo das equipes.
7. Têm acesos de raiva
O autoritarismo normalmente anda em conjunto com a raiva.
O chefe narcisista usa a raiva como uma arma para colocar os seus funcionários ‘na linha’.
Ele acredita que é preciso mostrar quão poderoso é para ser respeitado.
Consequentemente, acesos de raiva (gritaria, xingamentos, bater ou quebrar objetos) são comuns e abalam o psicológico dos funcionários.
Como lidar com um chefe narcisista?
É importante saber reconhecer os sinais de alerta do narcisismo para proteger a si mesmo e a sua carreira da influência negativa do chefe narcisista.
Pessoas narcisistas tem a capacidade de minar a autoestima dos outros, levando-os a questionar se realmente são aptos para atingirem os seus objetivos.
Além disso, o seu comportamento difícil de lidar é estressante.
O convívio constante e inevitável requer que você pise em ovos, meça as palavras e fique preparado para reações intensas.
A necessidade de se proteger a todo instante pode deixar você psicologicamente esgotado.
Ao lidar com um chefe narcisista, você precisa ter uma coisa em mente: é impossível confrontar narcisistas.
Eles têm uma visão distinta de si mesmos, das pessoas e da realidade. Então, não vale a pena tentar convencê-los de que estão errados ou fazê-los enxergar o seu ponto de vista.
Eles não vão aceitar e, ainda, podem tentar colocar você como o violão da história.
É mais eficiente você se fortalecer para conseguir lidar com os comportamentos narcisistas.
No ambiente de trabalho, embora tenhamos vontade de tomar atitudes drásticas de vez em quando, não podemos agir com impulsividade.
É preciso escolher as suas batalhas para não prejudicar a sua vida profissional.
Entre as atitudes que você pode tomar para conviver com um chefe narcisista estão:
1. Ajuste o seu comportamento à realidade
Esperar empatia, justiça e compreensão de um chefe narcisista não é realista.
Tampouco é esperar que o seu ambiente de trabalho seja alegre e pacífico na maior parte do tempo.
Ajuste as suas expectativas à realidade do seu ambiente profissional para evitar frustrações.
Deste modo, você conseguirá entender com o que deve se importar e o que deve deixar passar.
2. Ignore tentativas de provocação
Se você tem um chefe narcisista, entenda que não importa o quão boas as coisas estejam indo no trabalho ou o quão eficiente você é.
Sempre haverá uma razão para o descontentamento e a raiva.
O chefe narcisista nunca está feliz.
Além disso, se você não é um dos seus bajuladores, ele provavelmente não gosta muito de você.
Mas, embora ele tente fazer parecer que o problema é você, essa não é a realidade.
Chefes narcisistas criam problemas para si mesmos e para os outros.
Sendo assim, ignore tentativas de provocação e comentários cujo objetivo é diminuí-lo.
3. Defina limites
Embora ignorar certas atitudes seja necessário para manter o bem-estar emocional, você não pode abandonar a ideia de se defender.
Defina limites claros para que o chefe narcisista compreenda o que é aceitável e o que não é.
Ele pode ficar irritado quando receber um ‘não’ ou um ‘neste momento não posso’, mas tudo bem. Você precisa priorizar a sua saúde mental.
4. Procure ajuda profissional
Uma das queixas mais comuns levadas à terapia é o relacionamento com o chefe, o qual acaba afetando o desempenho profissional e autoestima das pessoas.
Se a relação com o seu chefe se tornou insustentável e você já não sabe o que fazer, procure ajuda profissional.
Um psicólogo pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para se proteger do chefe narcisista e alcançar os seus objetivos profissionais.
Essa é uma boa ideia especialmente se você não deseja deixar o seu local de trabalho.
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Autor: psicologa Vitória Appoloni Correia - CRP 06/143864Formação: Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, atua com TCC - Terapia Comportamental e é pós-graduada em Sexualidade Humana e Sexologia, atua em seu consultório particular com demandas de ansiedade, relacionamentos, depressão, terapia de casal e vida profissional...