Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Vitória Appoloni Correia - Psicólogo CRP 06/143864
Organizar, planejar e realizar fica mais fácil com uma lista de tarefas
Segundo psicólogos, em um mundo onde temos informações em excesso, assim como distrações, manter o foco e disciplinado é uma competência desejada.
Usar uma lista de tarefas pode ser uma solução prática para manter o ritmo e cumprir os prazos.
A psicologia explica que essas listas facilitam nossa vida e também por que elas são tão fáceis de utilizar, trazendo assertividade e produtividade.
A autogestão é exigência básica para trabalhar em equipe e principalmente no modelo de home office. Na vida pessoal essas pequenas tarefas também não podem passar desapercebidas, pois podem trazer prejuízos sociais.
O simples atraso no pagamento de um boleto, pode gerar multas desnecessárias e algumas dores de cabeça.
Mas como ser produtivo e utilizar essas listas? Como elas atuam no nosso cérebro? Quais os benefícios em utilizar uma lista de tarefas? Reunimos essas e outras dicas importantes para você saber como introduzir essa ferramenta em sua vida, agora mesmo.
1) O que são listas de tarefas?
São listas criadas a partir de cada atividade que você deva cumprir. Uma lista de tarefas pode ser utilizada tanto para projetos, quanto para gestão de tarefas domésticas.
O segredo é dividir grandes objetivos em pequenas tarefas mensuráveis, realizáveis, com prazo. Ao realizar pequenas tarefas relativas a um grande objetivo, você e seu cérebro terão a certeza de estarem avançando, o que mantém a motivação.
2) Por que usar uma lista de tarefas?
Ao utilizar uma lista de tarefas você irá organizar seu tempo, ter uma noção clara de tudo o que deve ser feito para que seu objetivo seja alcançado. Você também consegue visualizar o que não pode ser protelado e o que depende exclusivamente de você.
Trata-se de um planejamento que organiza uma espécie de plano mental para que você não esqueça de ações inadiáveis. Também permite que tenha flexibilidade com a gestão de tempo, quando se refere a atividades não tão prioritárias.
Existem diversos aplicativos disponíveis para ajudar sua organização e lembretes, podem ser utilizados em tablets, celulares e computadores, alguns podem ser utilizados em equipe. Experimente.
3) Como nosso cérebro reage a uma lista de tarefas
Tudo que é conhecido gera menos medos e bloqueios. Tudo que é planejado torna-se controlável. Ao não dimensionar um projeto ou objetivo, temos apenas uma ideia do que vem pela frente.
Como são muitas atividades, logo o cérebro cria modos de adiar o início dessas atividades. Tudo parece muito grande e distante de ser alcançado.
Essa sensação de satisfação libera endorfina no corpo, que é o hormônio do prazer e relaxamento.
Assim nos mantemos motivados por mais tempo, sabendo que as pequenas etapas estão sendo cumpridas, nos levam a um objetivo maior.
>>>> Leia também: Por que devo ser assertivo?
4) Como organizar as tarefas em uma lista?
Segmente as atividades a serem cumpridas. Organize por etapas, grau de dificuldade e importância.
Planeje sua logística. Inclua em sua lista lembretes e informações adicionais, caso dependa da outra pessoa para concluir cada atividade.
Estime o tempo necessário para cada tarefa.
Mantenha um histórico caso imprevistos tenham impedido o cumprimento da tarefa dentro do prazo. Priorize qualquer tarefa que esteja atrasada. Reorganize o que não foi concluído.
5) Não protele, nem acumule tarefas
A procrastinação é algo que podem levá-lo ao fracasso, e faz você perder a credibilidade. Procure cumprir seus prazos e sua palavra.
Se não conseguir sozinho, procure por um profissional que possa auxiliá-lo a desenvolver disciplina e programar seu cérebro para cumprir tarefas.
Tenha cautela com o estresse e com o excesso de atividades. Quanto mais coisas temos para fazer, mais isso exigirá de nós, podendo levar nossa saúde a um colapso.
Quando outras pessoas dependem de nossas atividades, o ideal é não deixar nada para trás. No entanto, um objetivo com planejamento e tarefas listadas por etapas, parecerá mais simples e exequível.
As listas de tarefas ajudam a manter nossa assertividade no cumprimento de tarefas em projetos.
Assim ao concluir cada tarefa, temos vários motivos para nos orgulhar e a sensação de dever cumprido.
Caso você perceba que tem sido difícil planejar seu cotidiano por falta de concentração, excesso de ansiedade ou outras questões, busque a ajuda de um psicólogo. Iniciar um processo terapêutico será muito importante.
Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: Motivação no Trabalho
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Autor: psicologa Vitória Appoloni Correia - CRP 06/143864Formação: Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, atua com TCC - Terapia Comportamental e é pós-graduada em Sexualidade Humana e Sexologia, atua em seu consultório particular com demandas de ansiedade, relacionamentos, depressão, terapia de casal e vida profissional...
adorei as explicações, pratica, simples e objetiva. vai me ajudar muito. obrigado
Obrigada pelo seu feedback!
ADOREI. EXECELNTES E OBJETIVAS EXPLICAÇÕES
Obrigada pelo seu feedback!
Olá Thaiana ,tudo bem? Muito prazer, é enriquecedor este conteúdo, creio que possa me ajudar sou recém formada, abordagem TCC, iniciante de carreira sabe como é, aceitando dicas e orientações são muito bem vindas, um abraço, Marcilene.
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